domingo, 26 de julho de 2015

Azurite & Malaquite


 Mais dois exemplares de minerais da minha colecção, Malaquite com Crisocola (1) e Azurite (2), o primeiro veio da Republica Democrática do Congo e o segundo infelizmente não conheço a origem.

Em relação às propriedades mineralógicas:

  • Malaquite e Azurite- do Grupo dos carbonato de cobre, cristaliza no sistema monoclinal. pode cristalizar segundo hábito massivo, botrioidal, es forma de estalactites, cristais aciculares a tabulares, a malaquite apresenta uma cor verde brilhante, verde escuro, verde claro, já o seu polimorfo Azurite, como se pode deduzir do nome, apresenta cores como Azul, Azul berlin, Azul claro a escuro. A azurita é encontrada frequentemente em associação com a malaquita como resultado da alteração e oxidação de minerais de cobre por pseu-domorfismo (tipo de transformação que ocorre nos minerais, que tem como resultado a alteração da composição química e a estrutura interna dos minerais, mas mantendo a sua morfologia), esta alteração deve-se principalmente ao estado de oxidação do Cobre ( Cu), sendo que na Malaquite apresenta-se como Cu+ e na Azurite como Cu2+. Têm um brilho vítreo a fibroso, com dureza 3,5 - 4 na escala de Mosh, uma densidade de 3,6 - 4 na Malaquite e 3,7 - 3,9 na Azurite ; Ambos com clivagem perfeita e com fractura sub-concoidal a concoidal. A Azurite de formula química, Cu3(CO3)2(OH)2 altera-se com facilidade para com o tempo, pois a interacção com a água transforma-a em malaquite cuja formula química é Cu2(CO3)2(OH)2. Em relação ás jazidas este minerais são de neoformação derivado de alteração de sulfuretos de cobre em ambientes carbonatados.  Também se encontra como impregnações em rochas sedimentares, como arenitos, de águas carbonatadas ricas em sulfatos de cobre. Junto a estes minerais podem aparecer minerais como limonite, calcite e cobre. As utilizações mais comuns destes minerais são para fins ornamentais dado as suas cores magnificas mas também são usados para o fabrico de objectos, mas dada a sua fragilidade de dureza e clivagem é preferível não usar para este fim. A distribuição munidal das jazidas destes minerais é muito vasta, na Penisula Ibérica os melhores exemplares provêm de Jaén, Espanha e também da faixa piritosa do Alentejo.

Malaquite e Crisocola (1)_1

 Nas imagens consegue-se distinguir facilmente cores de tom azulado o Crisocola e o verde que corresponde a Malaquite. O mineral Crisocola de formula química Cu2H2Si2O5(OH)4
é um silicato de cobre hidratado, do sistema ortorrômbico, dureza de 2 - 3,5 e de densidade relativa de 2 - 2,4 e com brilho de vítreo a terroso. Ocorre, basicamente, com os mesmos hábitos que a Azurite e Malaquite.

Malaquite e Crisocola (1)_2
Malaquite e Crisocola (1)_2
Malaquite e Crisocola (1)_3

A Azurite:

Azurite em rocha carbonatada_1

Azurite em rocha carbonatada_2

Azurite em rocha carbonatada_3

Sem comentários:

Enviar um comentário