terça-feira, 28 de julho de 2015

Pegadas de Dinossaurios - Lagos


 Foi no dia 30/11/2014 que no decorrer de uma visita de estudo da cadeira de paleontologia, leccionada no segundo ano, primeiro semestre, do curso de geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a turma foi visitar uma jazida de icnofósseis de locomoção, isto é, marcas de actividade biológica, feitas em vida  que são possíveis de ficar registados no corpo geológico caso ocorra durante a locomoção do ser vivo uma interrupção da sedimentação. A estes icnofósseis chama-se comummente "Pegadas", talvez já tenham ouvido falar...
   Estas pegadas podem representar o molde negativo do pé do animal, ou o positivo, uma boa maneira de fazer entender o que é a parte negativa ou positiva de uma pegada é tomando o exemplo de quando em plasticina pressionamos com o dedo e vemos que a impressão deixada na plasticina corresponde ao nosso dedo, isso é o molde externo do nosso dedo e designa-se por molde negativo. O molde positivo consegue-se pela negatividade do molde negativo e resulta da sua positividade, é quando cobrimos a marca da plasticina com gesso por exemplo, e ao retirar o gesso (depois de seco) vemos que representa de maneira quase perfeita a parte do nosso dedo que ficou marcada na plasticina.
 Consegue-se pelo estudo das pegadas de dinossarios, determinar a dimensão, o comportamento, orientação, a anatomia do pé e o grupo taxonómico e em casos particulares de excelente conservação da pegada a espécie.

 Nos dinaussarios bípedes a velocidade de locução é determinada segundo a equação V=
g0,5 x ʎ1.67x a-1.17 , onde g= aceleração da gravidade (9,8) e a é calculado por a=5,7xC (se C>25 cm) ou  V=4,6xC (se C<25cm), onde C corresponde ao tamanho da pegada, e ʎ corresponde á dimensão da passada, isto é, a distância da ponta de uma pegada à outra do pé oposto.

As pegadas geralmente estão associadas a Margas, pelas propriedades da natureza do material, e a razos de maré.

 Na visita de estudo vimos pegadas de Ornitópodes do género Iguanodon do Cretácico Inferior e pegadas, não tão evidentes de Saurópodes do Júrrasico Superior, estas duas ordens pertencem ao grande grupo de dinossaurios saurísquios. Os Iguanodon foram um género de dinossauro herbívoro e bípedes que poderiam chegar aos  9 metros de comprimento, pesar cerca de 4,5 toneladas e atingir velocidades de até 31km/h.Os Saurópodes  tinham grandes corpos, com um pescoço comprido e cabeça relativamente pequena, eram quadruples  e herbívoros.


Pegada de Iguanodon_1

Pegada de Iguanodon_2

Pegada de Ornitópodes_1
Pegada de Ornitópodes_1.1

E aqui  fotos da costa da Praia Santa, onde vimos as pegadas de Iguanodon.

Praia Santa, Lagos, Algarve_1

Praia Santa, Lagos, Algarve_2

Sem comentários:

Enviar um comentário