domingo, 2 de agosto de 2015

Castelo do Bode

 Foi no seguimento do achado relatado no post Ortonaisses/Granitoides - Castelo do Bode que depois do escaldão nas costas, fui mergulhar nesta límpida água onde a pouca areia que havia era resultado da meteorização dos granitóides e xistos aflorantes das margens, pelo agentes atmosféricos mas também pelo próprio Homem uma vez no Verão esta zona fica repleta de pessoas que vêm desfrutar desta maravilhosas paisagem, da qual faz parte a conhecida ilha da barragem, como também para dar um mergulho.  

Vale Manso
A ilha
 
Areias brilhantes ricas em Micas_1

Ondas promovendo a meteorização das rochas
 
Ilha e as suas águas translucidas

Areias brilhantes ricas em Micas_2

Areias brilhantes ricas em Micas_3

 Nesta ultima foto pode-se ver vestígios de ortoclase, mica se turmalinas resultantes da alteração das rochas encaixantes, fazendo assim parte da areia que constitui a "praia".

 Em relação à barragem, propriamente dita, fica aqui duas fotos tiradas pela minha namorada, à qual não posso deixar de dar os créditos. Uma barragem, cuja obra começou em 1945, demorou mais de 5 ano a ser construída e ainda hoje é das maiores construções feitas em Portugal. Para mais informações sobre esta magnifica barragem, cliquem Aqui.


Parede da Barragem de Castelo do Bode

Barragem
Vista da Barragem, Rio Zêzere

Sem comentários:

Enviar um comentário