terça-feira, 25 de agosto de 2015

Fluorite

 Desta vez trago três exemplares de fluorite verde da minha colecção, cristalizadas em octaedros regulares quase perfeitamente, desconheço a sua origem.
 A fluorite é conhecida desde a antiguidade pelas suas esplêndidas cores e por fundir a relativamente baixas temperaturas (1676 K), daí a origem do seu nome em latim fluere que significa "fluir".


Fluorites_1.1

Octaedro regular by:André Karwath


Em relação às propriedades mineralógicas:

  • Fluorite- A fluorite pertence ao grupo dos hologéneos com a formula química, CaF2, é portanto um fluoreto de cálcio e flúor com a proporção de 1:2. Estando cada átomo de flúor rodeado por quatro de cálcio segundo forma de tetraedro e cada átomo de Cálcio rodeado por 8 átomos de Flúor em forma de cubo. Pertence ao sistema cristalino isométrico e pode cristalizar segundo hábito cúbico, octaédrico e também, mas menos frequente em hábitos como botrioidal, ,dodecaedro e massivo. Em relação á cor, a Fluorite apresenta uma grande variedade sendo que quando é pura é incolor e as restantes cores dependem do grau e do tipo de impurezas na sua constituição e pode apresentar cores como azul, verde, roxo, branco, amarelo, violeta, sempre com o seu brilho vítreo. A fluorite é também conhecida pela sua fluorescência rosa-violeta quando iluminada por raios ultravioleta. Em relação à dureza esta fica na quarta posição na escala de mohs pelo que pode ser riscada pela navalha. Tem um clivagem e uma fractura subconchoidal a irregular. Dependendo das impurezas a sua densidade (g/cm3) pode ir de 3.175 a 3.184 e caso tenha terras raras pesadas pode chegar mesmo aos 3.56. A sua génese é de origem hidrotermal, encontra-se fortemente associada a rochas do tipo granítico e pegmatítico, em filões desta natureza aparece frequentemente associada a sulfuretos.
     Sendo um mineral importante para várias industrias como, fabrico de ácido fluorídrico, cerâmica, vidro, plástico e óptica, entre outras e sua extracção é de relativa importância. As maiores jazidas encontram-se nos estados mexicanos de Coahavilla e San Luís de Potosí, também em Portugal existe ocorrências em fendas dos granitos nas Caldas de Jerez.


Fluorites_1.2
Fluorites_1.3
Fluorites_1.4

Sem comentários:

Enviar um comentário