domingo, 2 de agosto de 2015

⚒ Ortonaisses/Granitoides - Castelo do Bode ⚒

Dia 29/07/2015 num passeio pelas margens da barragem de Castelo do Bode, em Abrantes, deparei-me com granitóides e ortognaisses aflorantes em algumas zona das margens a SW da região. Estava à procura de veios nos granitóides e não demorou muito até encontrar um. Era um filão pegmatítico e só parte é que estava aflorante, tinha perto de 15 cm de grossura e apesar de estar um pouco alterado, com o martelo consegui retirar uns bons exemplares. Depois de algum tempo e já com um escaldão nas costas e de ter os pés todos feridos, eis o resultado do esforço...

Amostra do Filão pegmatítico_1

 Infelizmente dado a inclinação e a localização perto da água não consegui tirar foto do filão. Como se pode ver na imagem a paragénese  é constituída essencialmente por quartzo, feldspatos e micas (moscovites), e bons exemplares de Turmalinas, que possivelmente pertencem à variedade Dravite dada a cor acastanhada que apresentam em luz muito forte. Não é a primeira vez que encontro turmalinas nesta zona, (Turmalinas de Castelo do Bode), mas é a primeira vez que encontro exmeplares com mais de 2x0,5x0,5 cm.

Amostra do Filão pegmatítico_2

  Se quiserem saber mais acerca mais sobre turmalinas recomendo que vejam Este post, onde poderão saber mais sobre as propriedades destes minerais, e ver imagens de um belo exemplar da minha colecção.
 Em relação às rochas encaixantes, podem ver na seguinte imagem um bom exemplar que não está muito alterado nem deformado como alguns que vi na região. Convém também referir que esta zona é muito rica em xistos e a transição entre xistos e este tipo de granitos é muito evidente na região.

Granitóide
Na imagem consegue-se ver alguma foliação , isto é, uma ligeira anisótropia planar dada a orientação preferencial dos minerais o que sugere um pequeno episódio de deformação a que a rocha foi sujeita, caso a rocha continuasse a sofrer este tipo de deformação que é conseguido pela actuação de um campo de tensões compressivo ou cisalhante passaríamos a ter um ortoganaisse que também é evidenciado na zona. Com granularidade grosseira, esta rocha pode-se considerar mesocrata , isto é, a a rocha é constituída por mineiras félsicos (mais claros) e máficos (escuros)  o que lhe dá uma tonalidade próxima da cor cinza.


Margem

Como podem ver pela foto, apesar de não ter escala, a inclinação é bastante pronunciada.


Sem comentários:

Enviar um comentário