domingo, 9 de agosto de 2015

Peniche

 No dia 5/8/2015, cheguei à Península de Peniche de férias com a família. Ao percorrer toda a Nacional N114 de Sul para Norte fui me deparando com vistas magnificas das nossas arribas e falésias que estão constantemente a ser erodidas sobretudo mecanicamente pela forte ondulação, ondulação essa que é muito procurada pelos surfistas e tornando Peniche uma das referências nacionais a nível do surfimo, atraindo muitos estrangeiros. 
 As fotos seguintes seguem a sequência dos acontecimentos, sendo que em algumas paragens que fiz não colocarei imagens propositadamente e farei post's em separado.
 
Arribas de Peniche_1

Na foto seguinte, podemos ver a fauna e a flora característica destas zonas litorais, que considero importante pois muitos destes ecossistemas possuem espécies únicas nestes ecossistemas.

Flora das arribas_1
Flora das arribas_2
Flora das arribas_3

Na seguinte foto, consegue-se ver minimamente o Arquipélago das Berlengas, no canto superior esquerdo.
Rochedo_1
Arquipélago das Berlengas

Na zona do farol do cabo carvoeiro, a maneira como os calcários foram carsificados é espectacular, como podem ver nas seguintes fotos.

Calcários carsificados_1
Calcários carsificados_2
Sinal de Aviso
Farol do Cabo Carvoeiro

 Arribas da zona mais a NNE da península onde ainda se consegue ver o Farol do Cabo Carvoeiro.
Arribas de Peniche_2
No centro superior da foto também se consegue ver parte do Arquipélago das Berlengas.

Arribas de Peniche_3
Praia de Peniche_1
Praia de Peniche_2

Continuando a percorrer a nacional N114 e já a NE da península, encontramos uma pequena península designada de "Papôa", mais uma vez um ecossistema muito especial e com a vegetação muito rasteira e bem verde.

Península da Papôa_1
Península da Papôa_2
Península da Papôa_3

Península da Papôa_4

 E foi o resumo do imenso leque de fotografias que tirei... Mas penso que da para ter uma ideia da imensa beleza de Peniche (pelo menos da costa da península), o melhor mesmo é ir lá para ver. Além do mais, é um local onde Jurássico inferior está muito bem representado, inserido na Orla Meso-Cenozóica do Oeste de Portugal continental.


Sem comentários:

Enviar um comentário