quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Moscovite

 Não tendo tempo, ultimamente, devido à época de exames da faculdade, já algum tempo que não faço um post aqui no blog, porém tenho estado a reunir algumas informações e ideias para futuros post's!
 Faltando ainda fotografar e catalogar mais de 90% da minha colecção de minerais e fósseis, deixo aqui um dos meus primeiros minerais que já faz algum tempo que decora uma mobília da minha sala, aliás já tenho este mineral desde que me conheço e é muito especial para mim, provavelmente foi oferecido à minha família. Trata-se de um aglomerado de Moscovite (micas) e vem provavelmente de uma zona próxima a Abrantes. Na Norte de Abrantes há muito material micáceo e as pessoas no campo, dado o seu brilho vítreo a sedoso perolado, apanham e coleccionam. Uma das maiores micas que apanhem foi em Casais de Revelhos (Abrantes Norte) e podem ver aqui.
O exemplar que trago hoje tem 10,5x8x6,5 cm

Mica
Moscovite_1

 Tendo apenas micas, não se consegue interpolar com certeza a sua Rocha-Mãe porém dadas as dimensões, poderá ser com mais certeza de um granito pegmatítico.

Mica
Moscovite_2
Mica
Moscovite_3
Mica
Moscovite_4

Sem comentários:

Enviar um comentário