sexta-feira, 18 de março de 2016

Cassiterite!

Etimologicamente o termo "cassiterite" deriva do grego kassíteros que significa estanho. 
  A Cassiterite é o principal minério para a extracção de estanho que misturado com o cobre origina uma das ligas metálicas mais importantes : o bronze.

  Foi há mais de 5000 anos que a Idade do Bronze iniciou-se, na actual Grã-Bretanha, provocando uma enorme revolução na história da Humanidade. O bronze era fácil de fundir e de modelar apresentando ainda uma dureza superior à do cobre, até então utilizado pelas civilizações. Utensílios, estátuas e armas foram fabricadas abrindo novas rotas comerciais pelo mundo fora. Não só tinha todas essas utilidades, como foi utilizado no revestimento do interior das taças de onde os romanos bebiam o vinho, de modo a conservar melhor a sua temperatura. 

Cassiterite sob a forma de cristais
(http://www.mindat.org/photo-449126.html)

 Este mineral é considerado um óxido ( SnO2) , pertence ao sistema tetragonal, tem uma dureza de 6-7, tem um brilho adamantino/metálico e a sua fractura é concoidal a irregular. A cassiterite apresenta-se geralmente sob a forma de critais com cor castanho-escuro/ castanho amarelado / preto.

Cassiterite reniforme
(http://euromin.w3sites.net/mineraux/images/16083.jpg)

  Quase 80% de cada espécimen de cassiterite é metal e o restante é constituído por oxigénio, sendo por isso facilmente eliminado por acção do calor. Esta característica físico-química permite extrair da cassiterite grandes quantidades de estanho sem problemas de maior.

Cassiterite visto de um microscópio de luz reflectida
( tirado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
O estanho destina-se à obtenção da liga de bronze, mas actualmente tem outras utilidades, sendo com frequência utilizado no revestimento de outros minerais, principalmente o aço, para obter folha-de-flandres. Este material é usado no fabrico de latas de alimentos, embalagens de tintas e de outros produtos químicos. 

Folha-de-Flandres
(https://portoimagem.files.wordpress.com/2015/05/folha-de-flandres.jpg)

Este mineral não se encontra em quantidades abundantes , retirado de placers e depósitos aluviais, no entanto é possível de ser explorado em países como a Nigéria, Malásia, Indonésia, Rússia, Reino Unido e China. 

Sem comentários:

Enviar um comentário