terça-feira, 22 de março de 2016

Cuprite!

A Cuprite ( Cu2O)  foi inicialmente descrita em 1845 e seu nome deriva do Latim cuprum, precisamente devido ao seu elevado teor de cobre. 

Cuprite
(https://epochbeads.files.wordpress.com/2014/05/cuprite0815130001.jpg)

Pertence à classe dos óxidos, do sistema cúbico, apresenta um brilho metálico adamantino e uma dureza relativa de 3,5-4. Este mineral é formado em condições muito especiais e no interior da terra. A temperatura tem de ser superior a 1000ºC na sua origem e por este motivo considera-se a Cuprite como um mineral supergénico ( processos supergénicos típicos são a oxidação, hidratação ... ) , aparecendo na zona superior de oxidação dos filões ricos em cobre. 

A estrutura cristalina da Cuprite permite a formação de cubos perfeitos que são usados como exemplos de cristalização regular. No entanto, quando os cristais se desenvolvem pouco, formam-se massas compactas, aparentemente amorfas, sem brilho e com aspecto terroso. 

Cuprite com cristais regulares
(http://www.marinmineral.com/db_pics/pics/a756d.jpg)

Massas compactas de Cuprite
(http://www.bristol.ac.uk/university/media
/centenary/cabinet/cuprite.jpg)

Mais do que um mineral bonito, o seu valor industrial é imenso. Conta com mais de 90% de proporção de cobre e é por isso o minério industrial de cobre com maior rendimento a seguir ao cobre nativo. Aparece muitas vezes associada a outros minerais de cobre como a Malaquite, Crisola e a Limonite. A Malaquite é conhecida por cobrir total ou parcialmente uma camada sobre a Cuprite formando uma curiosa forma de cristal verde por vezes espumante.

Cobre,Cuprite e Malaquite
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bd/
Copper-Cuprite-Malachite-181370.jpg)
Existe ainda uma variedade de Cuprite , a Calcotriquite, que origina feixes fibrosos em forma de agulha de cor vermelha intensa. 

Calcotriquite, variedade da Cuprite
(http://www.minerals.net/mineral-variety/
mineral/chalcotrichite.aspx)
As maiores jazidas encontram-se nos EUA, Chile e Rússia.

Cuprite da mina de Ray Mine, no Arizona, EUA
(http://www.mcssl.com/content/assets/39/396267/
Arizona_Page/AZ04-1_Copper_Cuprite-Ray_Mine.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário