segunda-feira, 21 de março de 2016

Estudo e Classificação das Rochas Por Exame Macroscópio - Livro

Estudo e Classificação das Rochas Por Exame Macroscópio - Capa

 Este livro de 196 páginas, teve como base handouts do falecido Professor Doutor Engenheiro Joaquim Botelho da Costa, enquanto regente de cadeiras de Petrologia no Instituto Superior de Agronomia. Sofreram várias edições pelo próprio autor, ao longo dos tempos que, dada a sua morte relativamente cedo, impossibilitaram que o autor terminasse a obra como teria em mente. 
 Engenheiro agrónomo usava a geologia como ferramenta de trabalho na agronomia, e a compilação dos seus manuscritos neste livro, demonstra a magnificência da simplicidade e clareza com que escreve e transmite conhecimento. Livro este que a Fundação Calouste Gulbenkian já reeditado pela 13ª vez ao longo dos anos.
O autor
 Este livro apesar de utilizar alguma nomenclaturas já um pouco a cair em desuso em geologia, consegue de forma bem estruturada, resumida e simples fazer entender a qualquer leitor a diversidade e a nomenclatura que se aplica a cada família de Rochas. Diria que seria útil para alunos que queiram ingressar na licenciatura em Geologia e que não tenham, ou não considerem ter, os seus conhecimentos gerais de petrologia sãos. Convém articular com a leitura deste livro a procura de imagens relativas a cada tipo de rocha que se esteja a consultar, pois a maior parte não tem nenhuma ilustração e as que tem são a preto e branco e pouco plausíveis (talvez dada a idade dos manuscritos das quais foram fotocopiados).
Estudo e Classificação das Rochas Por Exame Macroscópio 1.1
Estudo e Classificação das Rochas Por Exame Macroscópio 1.2

Relativamente à aquisição deste livro, poderá ser feita numa livraria como a Fnac o Bertrand, mas a maior parte das vezes não se encontra disponível em stock, pelo que ou se manda vir por encomenda ou poderá ir ao à Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e comprar na Livraria, que caso seja estudante tem um desconto e ficará a menos de 4 euros.
 Na minha opinião seria um bom investimento para um amante de geologia, não só pelo preço. Apesar de ser fundamentalmente um livro de consulta também se lê bem em estilo de narrativa como fiz!

Sem comentários:

Enviar um comentário