sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fluorite Amarela!

 Fluorite cúbica amarela, é o que apresento hoje. Esta comprei na feira internacional dos minerais fósseis e gemas em Lisboa 2015. Vem das Astúrias (Espanha). 
 As fluorites, como já escrevi num outro post, podem apresentar um espectro de cores variáveis como as cores do arco íris, e esta fluorite amarela é das cores consideradas mais comuns.

Para saberes mais de características da Fluorite vê o anterior post dedicado a este mineral Aqui.

Dimensões: 12.5x8x5cm

Fluorite Amarela 1.1
 Com cubos de várias dimensões os maiores apresentam 1 cm de aresta. Também a intensidade de cor nos diferentes cubos que constituem este exemplar vão variando entre amarelo torrado a quase incolor e branco.
 Geralmente a Fluorite ocorre associada a soluções hidrotermais as quais mineralizam veios e que podem conter elementos como a barite, ferro, zinco, chumbo, carbonato entre outros que ao formar outros minerais que caracterizam a associação à Fluroite, como é o caso deste eu exemplar que se pode ver neste post anterior. Calcite com Fluorite Amarela e mais!

Fluorite Amarela 1.2

Fluorite Amarela 1.3

Curiosidade: A Fluorite (CaF2) em termos de aplicação industrial tem como principal aplicação no fabrico de ácido fluorídrico de fórmula HF. Para tal Fluorites muito puras são levadas a temperaturas de 350ºC num forno rotativo onde a mistura com Ácido sulfúrico e se forma o HF.

Sem comentários:

Enviar um comentário