domingo, 27 de março de 2016

Um fóssil de Brachiopoda

 Mais um exemplar, desta vez um fóssil de braquiópode, da minha GeoColecção. Foi me oferecido como tantos que tenho e quero desde já agradecer a todas as pessoas que vêm ter comigo e me oferecem ou colocam à disposição novos elementos para a minha colecção, é graças a elas que tenho muito do material geológico que tenho e que, com ele posso fazer estes posts.

 Os Brachiopoda, palavra que deriva das palavras gregas antigas βραχίων "braço"e πούς "pé", são animais marinhos esteno-halinos, epibentónicos sésseis pedunculados (mais frequentemente), que têm "válvulas"(conchas) mineralizadas podendo estas ser de carbonato de cálcio ou de fosfato de cálcio. Estas são articulados na extremidade traseira, enquanto a parte dianteira pode ser aberta ou fechada para a alimentação e protecção. Existe dois grupos principais reconhecidos, articulados e desarticulados. Os braquiópodes articulados têm dobradiças dentadas e abertura simples e músculos especializados na manobra de abertura e fecho da concha, enquanto braquiópodes desarticulados têm dobradiças sem ornamentação em dente e um sistema mais complexo de músculos usados para manter as duas metades alinhadas. Os braquiópode têm um pedúnculo que se projecta a partir de uma abertura, o forame, que se encontra no valva ventral ou valva peduncular (lado posterior) do animal  mantendo o animal ancorado ao substrato marinho.
Ilustração de um Braquiópode em modo de vida
Com mais de 12000 espécies conhecidas estes animais existem desde o câmbrico (542 Ma). Alguns existem mesmo deste essa período como é o caso da Lingula que é um autêntico "fóssil vivo".
 Os maiores grupos de Braquiópodes estudados são: Lingulata, Obolellida, Strophomenida, Orthodida, Pentamerida, Rhynchonellida, Spiriferida e Terebratulida. São sobretudo importantes como fósseis de fácies, do período Paleozóico.

Feita a introdução teórica passo a descrever  e classificar sugestivamente o meu exemplar de Braquiopode.





Descrição:

 Concha de tamanho médio, ligeiramente biconvexo com contorno elíptico. O umbo é arredondado, curto e de destaque na valva peduncular (lado ventral). O forame é grande, arredondado e circular a oval e está localizado numa extremidade do umbo.
Concha  tendencialmente lisa, excepto finas estrias de crescimento. As comisuras laterais são rectas.

Destribuição: Triásico superior (202 Ma)  - Jurássico inferior (175 Ma)

Taxonomía:
  • Reino: Animalia
  • Superfilo: Lophotrochozoa
  • Filo: Brachiopoda
  • Classe: Calciata
  • Ordem : Terebratulida
  • Subordem: Terebratillidina
  • Familia: Terebratulidae

Sem comentários:

Enviar um comentário