sexta-feira, 29 de abril de 2016

Calcedónia!

A denominação de Calcedónia deriva de "Chalcedony" (Chalkedon), uma antiga cidade marítima no Estreito de Bósforo na Turquia. Uma das principais características desta gema do ponto de vista mineralógico é a sua estrutura : microcristalina. Apesar de ter uma fórmula química semelhante ao do quartzo ( SiO2), não desenvolve cristais de grandes dimensões. 

Calcedónia Flor
(http://crystal-information.com/wp-content
/uploads/2015/08/chalcedony-1920x1080-3.jpg)

Pertence à classe dos Óxidos, é do sistema trigonal, tem uma dureza relativa de 7 ( na Antiguidade era considerada uma rocha dura e era mais valorizada que actualmente), apresenta um brilho vítreo e um traço branco.

Existem inúmeros minerais que pertencem ao mesmo grupo do quartzo microcristalino mas por apresentarem propriedades físicas diferentes, como a cor ou o hábito, são consideradas variedades diferentes. Eis algumas : 

Carnéola

     Variedade de cor vermelha / castanha-avermelhada devido a impurezas de ferro. Facilmente são encontradas no Brasil, Canadá e na Rússia.  

Carnéola não polida
(http://www.minerals.net/GemStoneIn
TheRoughImages/carnelian-rough-oregon.jpg)

Carnéola polida
(http://www.madagascandirect.com
/uploads/Carnelian-Geode3512.jpg)

Ágata 

    Variedade conhecida pela sua transparênia e padrões de múltiplas cores, com ou sem bandados, graças às múltiplas impurezas que contem. 


Ágata
(http://geo.web.ru/druza
/m-agat_13_3352_FM-125.JPG)


Ágata proveniente do Lago Baikal, na Rússia,
(http://www.abcoutlet.com/agate-9.jpg)

Heliotrópio


     Também conhecida como rocha de sangue, é uma variedade verde escura com pequenas inclusões de hematite que lhe conferem as pequenas "gotas" vermelhas espalhadas pela massa escura da gema. Na Antiguidade foi-lhe dada propriedades mágicas como a possibilidade de fazer chover, criar um eclipse solar ou mesmo dar energia e prolongar a vida daqueles que a possuíam. 


Heliotrópio
(http://www.gettyimages.pt/detail/foto/polished-heliotrope-
or-bloodstone-variety-of-fotografia-de-stock/173290104)

Mtorolite


   Cor verde resulta das impurezas de crómio. É explorado somente no Zimbabué, mais propriamente da região de Mtoro, de onde provém o nome desta gema. 


Mtorolite
(http://www.ksccrystals.com/ekmps/shops/
ksccrystals/images/mtorolite-10-set-of-3--[2]-11074-p.jpg)

Calcedónia Flor


      Variedade mais procurada por colecionadores  e apresenta-se com longas fissuras de algumas formações basálticas, o que faz com que os exemplares apresentem um aspecto bastante espalmado e com inúmeras faixas concêntricas. A cor varia entre amarelo, cinzento e branco. É esta conjugação especial de características que lhe dá o nome de "flor". 


Calcedónia em Flor
http://m1.paperblog.com/i/184/1844490/calcedonia-L-hPAJZw.jpeg
....entre outros.

A Calcedónia encontra-se especialmente em Namíbia, África do Sul, Brasil, Madagáscar, Índia...

Sem comentários:

Enviar um comentário