terça-feira, 19 de abril de 2016

O Ouro

 O ouro é um elemento químico de símbolo (Au) e por sua vez um mineral. Do ponto de vista químico, é um elemento do grupo 11 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica. A sua procura é constante desde a pré-historia, tem o nome de origem latim "aurum" que significa brilhante. Possui cor quente, o que faz deste um metal privilegiado para as jóias pois ele é maleável, dúctil e flexível. Assim sendo, o ouro é encontrado na natureza na forma de metal, sem necessidade de dominar a metalurgia para extrai-lo de um mineral. Encontra-se frequentemente sob a forma de lâminas, em massas irregulares, ou em dendrites, filamentos e pepitas de variadas dimensões. Encontra-se também em pequenas inclusões em minerais como quartzo, em rochas metamórficas e depósitos aluviares (depósito de materiais provenientes da desagregação das rochas e transportados pelas águas correntes para determinado lugar, originando por vezes jazigos de valiosos minérios) originados dessas fontes.  
Apresenta uma estrutura cristalina cúbica de faces centradas, é bom condutor de electricidade e  calor,é insolúvel a todos ácidos, só se dissolvendo em água régia (é uma mistura de acido nítrico e ácido clorídrico concentrados),  e tende a ser pouco reactivo. Muitos cristais de ouro embora que raro e em pequenas dimensões podem ser cúbicos, octaédricos ou  dodecaédricos. 
Ouro em folha do autor (José Xieto)

http://slideplayer.com.br/slide/397267/









Características físicas:
Cor principal : amarelo
"amarelo de ouro característico"
Brilho : metálico
Dureza : 2.5-3.0 (na escala de Mohs)
Densidade : 19.3 g/cm^3
Clivagem : não apresenta clivagem
Fractura : não apresenta fractura
O ouro é mole, mas não se quebra facilmente.

Local de extracção
O ouro é concentrado principalmente em jazidas primárias, isto é, em filões hidrotermais quartzicos de elevada temperatura (nos quais dificilmente é distinguível a olho nu) associado a pirite e arsenopirite. Nas jazidas secundaria; aquelas que correspondem aos aluviões, ele  encontra-se em depósitos de areias e cascalhos proveniente da erosão das jazidas primárias. No que toca ao ouro nativo, às vezes bem cristalizado. Essas camadas são frequentemente associadas ao quartzo. Quando as rochas são desagregadas devido a erosão, o ouro é transportado pelas chuvas e a corrente dos rios, os pedaços de ouro muito densos resultante deste transporte  em formas, rolados e arredondados depositam-se na medida em que o rio vai perdendo a sua energia, ou seja quando a corrente do rio enfraquece e se deposita então em forma de pepitas, e pequenas partículas, dando origem as jazidas chamadas de plácers(é um depósito natural de concentração de minerais a superfície) que são investigadas pelos mineiros e/ou garimpeiros que recuperam o ouro com a bateia. Estes plácers existem no leito dos rios actuais mas também nos lugares onde corriam rios, actualmente extintos. O ouro existe também em fracas quantidades nos minerais, o que faz então muitas vezes ser explorado como sob-produto.
Os principais países produtores de ouro actualmente são a China (que acaba de se tornar o principal produtor mundial), África do Sul, Austrália, Estados Unidos,Rússia,  Peru, o Gana, e o Canadá...
Garimpeiros a procura do ouro com bateia.
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Garimpo-Juma_5_470402960.html
Em Angola existe grande potencial de ouro sobretudo no sul do País. As explorações terão inicio brevemente(ainda no segundo semestre deste ano), como comunicado recentemente pelo Ministro de Geologia e Minas, embora se aguarde pela conclusão do Plano Nacional de Geologia (planageo). 
Em Portugal, há ouro sobretudo nas minas de Jales e Penedono, em filões  de quartzo, em Gondomar (mina da tapada), com quartzo e estibina existe também em Lousã, e associados a pirite no Alentejo, em meados deste século ainda se podia encontrar nos aluviões de vários rios portugueses.
Curiosidade:"das maiores reservas de barras de ouro do mundo encontre-se em Portugal" by: Ricardo Santos.

Aplicações mais comuns
O ouro é metal mais utilizado em ourivesaria e  joelharia,  mas a sua fraca dureza, maleabilidade e flexibilidade,  fazem com que as jóias em ouro puro sejam muito frágeis. Entretanto as jóias em África continuam a ser fabricadas com ouro praticamente puro tal como encontrado na natureza (frequentemente 22 quilates, mais de 90% de ouro), fácil de se trabalhar pelos ourives e joalheiros.
Foi utilizado em forma de liga com outros metais o tornando mais resistente e duro : o cobre, a prata, o níquel, a platina e o paládio este ultimo muda de cor, conforme as proporções, ele pode se tornar rosa, cinza, até vermelho ou verde, mas inúmeros países limitam actualmente a utilização de liga com níquel por causa do risco alérgico deste metal.
A liga de ouro, a mais utilizada actualmente em joelharia, contém 75% de ouro puro, e é chamada de 18 quilates (que não tem nada à ver com o quilate, unidade de peso das pedras preciosas pois significa quantidade de ouro puro numa liga metálica, que corresponde 1/24 da massa dessa liga, atribuindo ao ouro puro a valor de 24 quilates). Certos países autorizam ligas de ouro de 9  até 14 quilates.
Anéis de ouro
http://ideiascompernas.com/portfolio/projecto/32/joias-na-bolsa
As moedas de ouro possuem em geral pelo menos 90% de ouro puro.
O ouro é também utilizado em electrónica, por sua vez serve para dourar outros metais, também faz-se aplicações de folhas de ouro para dourar outros suportes tais como molduras, estatuetas como aquelas que são atribuída  nos Oscars...
Em todos os países, o Estado controla o teor de ouro (a proporção de ouro na liga) por intermédio de carimbos específicos permitindo garantir que a jóia ou o objecto seja de ouro verdadeiro e não uma imitação.

A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor! :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário