domingo, 8 de maio de 2016

O Diamante

Quem nunca ouviu falar de diamantes... Um dos mais conhecidos minerais do mundo, com certeza. Mas porque será? O que tem de especial? Ora vejamos...

Começaremos pelo seu nome, Diamante, vem do grego antigo αδάμας, adámas, que significa invencível ou inalterável, e só por aqui podemos ter uma pista do porque do seu valor. De facto o Diamante é o material natural, que se conhece, com maior dureza no Mundo, dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs), ou seja no domínio dos materiais naturais só um diamante consegue riscar outro diamante, não podendo ser riscado por nenhum outro mineral.

O meu exemplar de colecção tem 3x2x2 mm e provem da República do Gana.


Diamante de colecção do Autor (Ricardo dos Santos)

 Dada a sua dureza e também a sua elevada capacidade de dispersão óptica, que é a capacidade para dispersar a luz de cores diferentes, resultando em seu brilho característico que definiu a designação do brilho adamantino. As suas excelentes propriedades ópticas e mecânicas, combinado com o marketing eficiente, fazem o diamante o mineral mais precioso e dos mais populares usados em joalharia.
 O diamante pode ter várias cores, dependendo do tipo de impurezas que apresente na sua estrutura como a cor azul (boro), amarelo (nitrogénio), negro (com inclusões de grafite), etc., o que é mais usado em joalharia é o diamante incolor, diamante puro, ou seja carbono puro (C).
 Em relação a outras propriedades inerentes ao mesmo... Faz parte da Classe dos elementos nativos, pertence ao sistema cristalino do tipo cúbico, possui densidade 3,52 g/cm3, clivagem octaédrica perfeita e fractura concoidal.

Diamante de colecção do Autor (Ricardo dos Santos)

A sua origem e jazidas... A sua génese tem lugar a grande profundidade, domínios do manto terrestre (140~190 km), a pressões e temperaturas muito elevadas. São expelidos para a crosta em eventos geológicos muito especiais dada a rapidez a que aconteceram e outros factores muito peculiares. A sua rocha portadora é quase sempre o kimberlito, rocha ígnea que enche chaminés vulcânicas "pipes", onde o diamante ocorre sob a forma de fenocristais (cristais maiores que o restante material cristalino que o envolve), este tipo de génese é designado por jazigos primários, porém também à jazigos secundários, principalmente em areias e cascalhos originados por erosão dos depósitos primários.
 Curiosidade: O maior  diamante em bruto foi encontrado em África do Sul com 3106 quilates (621 gramas) que foi partido em vários pedaços, o maior foi trabalhado  e pertence à casa real britânica, é designado Cullian I ou Grande Estrela de África, com 530.4 quilates (106.08 g).

Diamante Cullinan I

As mais antigas jazidas de diamantes já foram esgotadas e localizavam-se na Índia. Os principais produtores actuais são: Rússia, Botswana, República Democrática do Congo, Austrália, Canadá, África do Sul e Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário