domingo, 1 de maio de 2016

Tectite!

As Tectites são vidros siliciosos de uma cor verde-amarelada e com a superfície bastante rugosa. Também são conhecidas como "lágrimas do céu" e são formadas em resultado de um choque de um meteorito sobre a superfície terrestre. 

Tectites
(http://www.dinodeals.co.uk/saleimages/meteorites/indochinite/1.jpg)

Apresentam uma fórmula variável com sílica ( SiO2), pertencem à classe dos Mineralóides, têm dureza relativa de 5-6, fractura concoidal e brilho vítreo-ceroso. Inúmeras inclusões são comuns, cujas características fazem com que seja fácil distingui-las dos vidros artificiais.  

Os nomes das diferentes variedades de tectite derivam directamente do local onde foram encontradas. Assim, temos a moldavite, da Moldávia; a australite, da Austrália ; a ivorite, da Costa do Marfim; a javalite, da ilha de Java na Indonésia; entre outros.  A Moldavite é considerada uma gema graças à sua incrível cor verde, sendo usada em joalharia. 


Moldavite, proveniente da Moldávia
(http://api.ning.com/files/c2nk1pk6akTs4dwgrqqRhQ0x6505QpcokeH5*
DBJuq31-PDthkz-2Sjt*w8TkYKEm*
9x3ZquiK-kN9kqogD539ASMbp3UeeC/42_17LIGHT.jpg)

Australites, provenientes da Austrália
(https://sites.google.com/site/meteoriticainfo/_/rsrc
/1255704884883/tektitos/tektite-a(australite).jpg)

Ivorite, da Costa do Marfim
(http://www.b14643.de/Tektites/#2.
Tektite & Microtektite)

A queda de um meteorito provoca profundas mudanças nas rochas da crosta terrestre que suportam o seu impacto. Durante o choque, tanto a pressão como a temperatura sofrem um aumento considerável, o que faz com que o material que forma a rocha se transforme. Surge assim uma matéria fundida que, ao solidificar imediatamente após o impacto, forma uma pasta vítrea que por sua vez forma as tectites. 

(http://www.cgenarchive.org/uploads/2/5/2/6/25269392/6293648_orig.jpg)

Um dos locais onde é possível encontrar tectites é o deserto da Líbia, no norte de África. A enorme extensão desértica deste país foi abalada por inúmeros impactos de meteoritos  que transformaram a estrutura da rocha e da areia no local de impacto e criaram as condições de formação de tectites. Estes minerais ficaram disseminados à volta das zonas de impacto e receberam o expressivo nome de "vidro da Líbia". Este vidro é translúcido a transparente e apresenta uma tonalidade amarela-esverdeada. Pensa-se terem cerca de 28 milhões de anos. 


Vidro da Líbia
(https://sites.google.com/site/meteoriticainfo/_/rsrc/
1255704884883/tektitos/tektite-a(australite).jpg)

Existe ainda uma tectite que foi baptizada com o nome de "vidro de Darwin" por ter sido descoberta na Tasmânia por Charles Darwin, durante a sua viagem à volta do mundo a bordo do Beagle


Darwin Glass
(http://www.meteorite-times.com/
Back_Links/2002/June/colectors_corner.htm)

Sem comentários:

Enviar um comentário