domingo, 8 de maio de 2016

Pentagonite!

A Pentagonite ( Ca(V4+O)Si4O10.4H2O ) deve o seu nome à maneira como cristaliza, visto que costuma fazê-lo em forma de agregados cristalinos em que aparecem com frequência maclas de cinco cristais que se desenvolvem em conjunto. Esse crescimento gemelar faz com que o cristal pareça ter cinco planos de simetria ou cinco ângulos, razão pela qual foi baptizado com as palavras gregas penta ( significa cinco ) e  gonia ( que significa ângulo ). 


Pentagonite
(http://www.merkabaormusmonoatomicelixirs.org/uploads/
1/4/6/4/14645478/s629328697472846993_p85_i1_w651.jpeg)

Pertence à família dos silicatos, é do sistema rômbico, tem uma dureza aparente de 3-4, fractura serrilhada, uma descamação perfeita numa direcção e um traço branco azulado. Foi descoberta em 1973 no Lake Owyhee State Park, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. 



Pentagonite de Oregon
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/
commons/1/1d/Pentagonite-304715.jpg)



A formação deste silicato está relacionada com os processos a que são sujeitas as escoadas de lava à superfície. De um modo geral, a circulação de água pelas fissuras e as cavidades que aparecem nas escoadas faz com que alguns minerais, entre eles a Pentanite e a Cavansite ( silicato que ocorre como mineral secundário em rochas andesíticas e basálticas), formem os seus cristais com os elementos que a água foi dissolvendo da massa de lava. Nestes casos, os exemplares cristalizam nos espaços vazios que ficam no interior das lavas depois de solidificarem. 



Pentagonite
(http://www.mineral-forum.com/
message-board/files/pentagonite_193.jpg)

Uma das características da Pentagonite é o seu pleocroísmo ( mudança de cor consoante a direcção da luz incidente ). A Pentagonite é azul devido ao Vanádio que contém mas, quando muda o ângulo de incidência da luz, a cor desaparece por completo e o mineral parece ser incolor. 

Quase 11,5% do peso da Pentagonite corresponde ao Vanádio, que costuma aparecer sob a forma de um óxido. Por isso, quase toda a Pentagonite que é extraída das jazidas destina-se ao coleccionismo. 
Encontra-se essencialmente nos Estados Unidos e na Índia. 


(https://www.crystalclassics.co.uk/Uploads/Image/
Articles/Munich%20Show%2009
%20part%203/DSC01558.jpg)


Sem comentários:

Enviar um comentário