terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Saída de campo ao Algarve 1º Dia - Tsunamites 1755

Dia 13/05/2016
(Breve descrição da saída)

Numa saída de campo de dois dias ao Algarve com pessoal do departamento da GeoFcul, fomos ver uns possíveis depósitos de tsunami que se pensa ter resultado do mega evento sísmico do tão conhecido sismo de 1755.  O local fica numa zona próxima do mar, num vale  de fundo plano pouco encaixado, na  localidade de Boca do Rio.

Vista de cima do local onde se encontram os depósitos.

 Estes depósitos também designados por tsunamites, caso sejam onshore,  resultam da reformulação de sedimentos causados por inundações da costa por ondas do mar geradas por tsunami, diferenciando-se dos sedimentos envolventes por diversas razões como sendo texturais, mineralógicas, palecológicos, entre outros.
 Ainda não se tem certezas sobre a viabilidade destes depósitos, pois estes podem também ter outras possíveis explicações como grandes tempestades ou eventos erosivos/deposicionais de grande importância. Porém cada caso é um caso e com o devido estudo e colocando todos os factores em evidência poderá haver casos em que a causa tsunami será a mais plausível e assim sendo estas unidades sedimentares podem ser usados para medir o tamanho e data de tsunamis últimos anos e ajudar a avaliar o risco sísmico e o seu período de retorno. 

Local de perfuração

Diversas técnicas são utilizadas para a recolha e observação destas unidades, uma das mais baratas é recorrer à força humana e perfurar, com recurso a um instrumento giratório, até se intersectar a camada, fazendo várias vezes e recolhendo a sondagem que sai dessas perfuração, Obviamente já sabíamos à priori a escala de grandeza da profundidade que teríamos de chegar.

Amostra da sondagem (lama)  retirado da ferramenta que se vê na foto.

Buraco resultante da sondagem
Conseguimos chegar à unidade laminares de tsunamites, no caso com dimensões de areia, com uma profundidade pouco maior de 1,5 metros , salvo erro, de profundidade.  

Tsunamites de areias em lodos/lama.

Sem comentários:

Enviar um comentário