quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Saída de campo ao Algarve 2º Dia - Discordância angular

 No seguimento da saída de campo que o departamento da GeoFCUL organizou ao sudoeste Algarvio fomos visitar, no segundo dia, um dos geomonumentos mais famosos a nível nacional e até mesmo internacional. 

Discordância angular Carbónico - Triásico - Praia do Telheiro.

 Este geomonumento é pois a discodância ângular entre os xistos e grauvaques dobrados do Carbónico e os grés vermelhos, sub-horizontais, do Triásico, localizado na área protegida do parque natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, na Praia do Telheiro, freguesia de Vila do Bispo.

Infelizmente não conseguimos ir ao "hot spot" do monumento onde são frequentes as  excelentes fotos que  muitas vezes são usadas de forma didáctica. Ainda que neste local, não haja as dobras perfeitas do carbónico também é muito interessante e não deixa de ser um local espetacular.

Chegada à discordância angular Carbónico - Triásico.

As "discordâncias angulares" em geologia devem-se à não deposição e erosão de material estratiforme, que posteriormente será colmatado com um outro material sedimentar, originando camadas. As diferentes inclinações entre estas camadas fazem um ângulo entre si e daí vem o nome da discordância. 

Discordância angular com escala humana nas unidades do carbónico.

Para chegar a este local aconselho talvez um jipe, porém um autocarro também dá e foi o que fizemos, chegamos de autocarro de forma muito original e após contemplar a maravilhosa paisagem descemos a arriba e parecendo formigas ao pé dos blocos que nos dificultavam o acesso ao local chegamos lá e valeu a pena! 

"parque" de estacionamento 

Paisagem vista de cima da Praia do Telheiro. 

A caminho da descontinuidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário