segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Barite com Vanadinite!

Uma excelente aquisição que consegui a um bom preço na XXIX Feira Internacional de minerais, gemas e fósseis em Lisboa, do ano passado. O seu brilho chamou-me a atenção, e como andava à procura de Vanadinite de maiores dimensões, este exemplar ,que tinha Barite (o mineral predominante, cor branca) que também era um mineral que pretenderia ter, decidi comprar. 

Este exemplar veio de Marrocos, que como veremos adiante é um dos principais exploradores destes dois minerais e tem dimensões de 12x8x5 cm.

Vanadinite em Barite branca

Falando agora um pouco destes dois minerais...
 Começando pela Barite,  ou Barita em Português do Brasil, consiste num sulfato de bário, BaSO4.   O seu nome tem origem por ser o principal mineral portador do elemento Bário (Ba), um elemento muito denso e o qual o seu nome é derivado da palavra grega βαρύς (pesado). Na verdade a Barite é um dos mineral não-metálicos com maior densidade, sendo a sua densidade de 4.48 g/cm3 , uma densidade que pode ser comparada com a Pirite (sulfureto de ferro) de densidade aprox.  4,95 – 5,10 g/cm3. Outras características físicas é o seu brilho vítreo, nacarado, cores várias, apesar de ser o mais comum ser a branca e incolor, entre amarelo, cinza e alaranjado e dureza relativa de 3-3.5 (escala de Mohs). Pertence ao sistema cristalino ortorrômbico e possui clivagem perfeita em paralelipípedos e fractura concoidal. Não faz efervescência com ácidos e não tem Fluorescência.
  Origem e Principais Jazidas:
A barite ocorre sobretudo em jazidas de origem hidrotermal, pode occorer em substituição de calcários e dolomitos. Os principais países exploradores de Barite são: China, Índia, Marrocos e EUA. 
 As suas Utilizações: 
A sua importância industrial deve-se  à industria química devido ao Bário. É utilizada para o fabrico de tintas e para a produção de barros e líquidos pesados para o uso em perfurações petrolíferas.

Curiosidade: As famosas "rosas-do-deserto" podem também ser constituídas por Barite.



Barite em destaque (branco ) com capa de Vanadinite (marrom)

Já a Vanadinite, o mineral que neste caso, cobre quase totalmente a Barite... Pertencente à classe dos fosfatos, a sua fórmula química. Pb5(VO4)3Cl mostra que é umm mineral constituidos por Chumbo (Pb) e Vanádio (V). Cristaliza no sitema hexagonal e também pode apresentar-se sob a forma de massas fibro-radiais. É normalmente translucido, podendo ser opaco e a sua cor tipica é o vermelho-alaranjado mas pode também apresentar cores como o amarelo e o castanho, apesar do seu traço ser amarelo. O seu brilho vai de resinoso a sub-adamantino e a sua dureza relativa é de 3 (Escala de Mohs). E Tal como a Barite, a vanadinite é bastante densa, ainda consideravelmente mais que a anterior, com uma densidade na casa dos 7 g/cm3. Outras características que partilha com a barite é a fractura concoidal e não fluorescência  mas não a sua clivagem, pois a vanadinite não apresenta nenhum plano preferencial de ruptura. 
   Origem e Principais Jazidas: 
 Não sendo um mineral comum a vanadita não é um mineral que ocorre como um produto de alteração em jazidas de chumbo e por isso limita-se a ambientes superficiais. As prinipaisn jazidas conhecidas são em Marrocos, África do Sul, Namibia, Argentina e México.
 As suas Utilizações: 
A extração deste minerais deve-se para a produção de Vanádio, que é usado na industria metalúrgica e em chumbo. 


Vanadinite em Barite Branca

Sem comentários:

Enviar um comentário