domingo, 30 de outubro de 2016

Childrenite!

Pode parecer que este mineral é dedicado às crianças porque, em inglês, children significa "crianças", mas, na realidade, tem este nome em honra de um mineralogista britânico John George Children. 

Childrenite
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia
/commons/a/a1/Childrenite-child-12a.jpg)

Este mineral ( Fe+2Al(PO94 (OH)2 ) pertence à classe dos fosfatos, cristaliza no sistema monoclínicao, tem dureza relativa de 4-4,5 , brilho vítreo a ceroso e traço branco. É a presença de ferro que explica os tons amarelados a acastanhados, no entanto, caso contenha algum magnésio, a cor varia ligeiramente e tem uma certa tendência para tons rosados ou avermelhados. 


Childrenite
(http://www.fabreminerals.com/specimens/
s_imagesT6/Childrenite-MG63T6d.jpg?big=1)

A childrenite é um mineral secundário que se forma pela alteração de minerais preexistentes ,em especial dos fosfatos que fazem parte das pegmatites graníticas. Entre esses minerais primários destacam-se a litiofilite e a trifilite, com as quais se associa habitualmente nas jazidas. A conversão só ocorre quando no meio circundante há alumínio e água nas proporções adequadas. Além das rochas graníticas, a childrenite também aparece por vezes em veios ou filões. 

Vivianite ( cor verde ) com Childrenite ( cor amarelada ) e Siderite ( cor branca-azulada)
(http://www.minfind.com/mfthumbs
/800_600_FFFFFF_2892095694e3125cde844d.JPG)


Não existem aplicações industriais para a Childrenite, pois nem a sua composição química nem as suas propriedades físicas são adequadas para utilização industrial ou gemológica. O único interesse deste mineral é puramente científico, além do coleccionismo. É possível de ser encontrado na Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Canadá e Alemanha. 


Sem comentários:

Enviar um comentário